Instalação de inversores de frequência

A indústria automotiva é conhecida por ser um setor que consome muita energia elétrica. Por isso, é fundamental buscar soluções que possam aumentar a eficiência energética e reduzir custos. Um grande aliado neste processo é o projeto elétrico de eficiência energética. Um estudo de caso realizado em uma montadora de veículos demonstrou como a instalação de inversores de frequência nos equipamentos dos processos de pintura pode trazer resultados significativos.

Os inversores de frequência são dispositivos que permitem controlar a velocidade dos motores elétricos. Dessa forma, é possível adequar o consumo de energia à demanda necessária em cada momento, evitando desperdícios e reduzindo os custos de operação. Na indústria automotiva, os equipamentos de pintura costumam ser um dos maiores consumidores de energia elétrica, por isso, a instalação de inversores de frequência nesses equipamentos pode trazer uma grande economia de energia.

No estudo de caso, o projeto elétrico de eficiência energética previa instalação de inversores de frequência em bombas e ventiladores dos processos de pintura. O resultando em uma economia de energia de cerca de 30%. Além disso, a utilização de inversores de frequência permite prolongar a vida útil dos equipamentos, reduzindo os custos de manutenção.

Para este projeto foram utilizados inversores de frequencia da WEG.

Substituição de lâmpadas

Outra ação realizada na montadora foi a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas LED em diversos galpões da fábrica e lâmpadas de vapor de mercúrio na iluminação de arruamento da fábrica. A substituição das lâmpadas foi realizada como parte de um projeto elétrico de eficiência energética de eficiência energética, visando reduzir os custos de energia e a emissão de gases de efeito estufa.

As lâmpadas de LED apresentam diversas vantagens em relação às lâmpadas convencionais, como maior durabilidade, menor consumo de energia e menor emissão de calor. Além disso, as lâmpadas de LED têm uma vida útil muito maior do que as lâmpadas convencionais, reduzindo os custos de manutenção.

A substituição das lâmpadas resultou em uma economia de energia de cerca de 50%. Além disso, a utilização de lâmpadas de LED proporciona uma melhoria na qualidade da iluminação, o que pode resultar em benefícios para a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores.

Eletricista executa projeto elétrico de eficiência energética

Conclusão

O estudo de caso realizado na montadora de veículos demonstra como medidas de eficiência energética podem trazer resultados significativos para a indústria automotiva. A instalação de equipamentos eficientes nos processos de pintura e a substituição de lâmpadas por versões mais eficientes resultaram em economia de energia. Além disso, a redução de custos, além de benefícios para a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores. A indústria automotiva tem um grande potencial para adotar soluções de eficiência energética e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável.